
RINOMODELAÇÃO
Para muitas pessoas a estética do nariz é motivo de preocupação. Até pouco tempo, a única solução para corrigir defeitos do nariz era através de cirurgia plástica.




O que é a rinomodelação?
A rinomodelação é técnica de preenchimento nasal não cirúrgico com resultados imediatos que pode ajudar a modelar o nariz, deixando o rosto mais harmônico e equilibrado.
Para quais casos a rinomodelação é indicada?
A rinomodelação é um procedimento não cirúrgico para corrigir características do nariz, tais como:
- ponta caída
- a giba que é aquele "carocinho” do dorso nasal
- assimetrias
- dorso convexo
Como é feito a rinomodelação?
Após a consulta de avaliação na qual entendemos os desejos do paciente, avaliamos os contornos e perfil da face do paciente, alguns pontos serão escolhidos e após aplicação de anestesia local iniciaremos o preenchimento.
O tempo do procedimento é de aproximadamente 30 minutos e pode ser necessários mais de uma sessão principalmente em pacientes com pele resistente que demandem um maior volume de preenchedor.
Qual o material utilizado na rinomodelação?
Utilizamos o ácido hialurônico, que é substância é muito segura, reabsorvível e com baixo potencial de rejeição por estar presente na estrutura normal do organismo.
Quanto tempo dura os resultados?
Os resultados perduram em média de 12 até 18 meses. O tempo exato depende do organismo de cada pessoa.
Preciso me afastar do trabalho?
Não.
Quais os riscos?
Como todo procedimento a rinomodelação não está isenta de riscos. Entre eles infecção e a temida, a oclusão de vasos com a necrose do tecido. Por isso a importância de realizar a rinomodelação com um profissional capacitado para lidar com as complicações corretamente.
Existem contraindicações?
Ao entender a rinomodelação veremos que ela indicada para alguns casos, outros não.
Em geral pacientes que tenham alergia a ao ácido hialurônico ou qualquer componente de fórmula não deve realizar o procedimento. Gestantes e lactantes também estão no grupo de contraindicados por falta de estudos que garantam a segurança do procedimento nesses casos.
Pessoal com doenças autoimunes ou que estejam com lesões ativas no local não devem ser submetidas ao procedimento. Pacientes com infecções e resfriados devem aguardar a melhora no quadro de saúde.
Rinomodelação ou Rinoplastia?
Antes de realizar a rinomodelação é importante que o paciente passe por uma consulta de avaliação para entender as possibilidade e limites do procedimento, o que ele realmente poderá corrigir e durabilidade dos resultados.
Dessa forma, se o objetivos são alterações mais profundas e definitivas na estética nasal o recomendado é a rinoplastia.
Uma opção é a realização da rinomodelação nos casos que o paciente ainda não se sente seguro para uma intervenção definitiva, mas em geral as indicações desses dois procedimentos são distintas.




Precisa ficar de repouso após a rinomodelação?
A recuperação da rinomodelação é relativamente simples por não ser tratar de um procedimento invasivo, no entanto, não é indicado que o paciente pratique exercícios nem esforços físicos nas primeiras 24h, exponha ao sol, utilize óculos ou tenha traumas na região.
É normal que o paciente sinta algum desconforto na região do preenchimento, mas dor é algo incomum.